17/11/2014

Dicas de como ter um bom blog


Oi minna!
Hoje vim trazer-vos um post que há muito tempo estou para postar u-u'
Muita gente me pergunta como consegui ter este número de seguidores e como obtinha comentários mesmo em época de escola... A base disso, minha gente, é ter amigos, mas eu nem sempre tive amigos por aqui... Vou dar umas quantas dicas que segui sozinha, sintam-se honrados por comentar os meus segredos~ ;)

#1- Postar todos os dias.
E isto foi o que me deu mais seguidores. Ao principio eu escrevia um post (por vezes até mais que um) por dia, e ganhava mais ou menos 5 seguidores por semana... Claro que isso também foi numa época em que a bloggosfera era mais ativa, feliz e divertida... ._.'
Aconselho a postar todos os dias pelo menos durante 6 meses, para que o blog ganhe corpo, seja ativo e faça com que as pessoas sintam falta do amanha para ler outro post. No meu caso, postei todos os dias durante mais ou menos um ano e meio.

#2- Boa escrita e boa pontuação.
Ninguém gosta de ver um blog com erros ortográficos. Então eu... detesto mesmo ^^'
Uma palavra ou outra é completamente normal, mas "ficá falnd así" pelo blog todo, por amor de Deus neh ._.'
Nos comentários eu falo com abreviaturas e tal, mas nos posts eu tento manter tudo de uma maneira que os leitores entendam, quer sejam portugueses ou brasileiros. (Sendo que também tenho leitores de outros países segundo as estatísticas -q-'). Por favor, escreva corretamente no seu blog!
Certo, eu tenho a aspiração de vir a ser uma escritora mas isso não quer dizer que eu sou uma "pormenorizadora" que observa pormenorizadamente cada post se tem todas as virgulas no sitio certo... Não! E eu não sou contra colocar emoticons pelo post fora, eu acho fofo. (っ˘3˘ς)

#3- Bom web design.
É um pouco rude dizer que as pessoas não gostam de ler um blog que tenha somente um fundo bonitinho e as letras do titulo do blog, mas a verdade é que isso é muito comum! No meu caso nem me faz muita impressão, (eu tenho saudades da antiga bloggosfera onde ter um cabeçalho bonito era só para gente super habilidosa -q-') mas quando entro num blog todo bonitinho a minha reação é completamente diferente daquela de quando entro num blog que é "novato". Por isso é que já tentei ajudar muitas outras bloggeiras a melhorar, ajudando-as com designs. :3
Caso não tenha nem ideia de como melhorar o seu, pode sempre recorrer a um layout free ou a pedir ajuda a alguém que tenha um blog que você goste e gostaria de ter um design idêntico.

#4- Imagens de boa qualidade.
Quando você entra num blog, tem uma postagem que decide ler, mas... Credo, imagens 'pixeladas'!
Não é bonito... Deviam procurar imagens em sites (como o We❤it) que tenham imagens bonitas, com muita variedade para que consigam encontrar imagens que condigam com o assunto do post. O ideal muitas vezes é editar a própria imagem que escolheu para ficar mais com "a cara" do post, mas muita gente não o sabe fazer, e eu acho que uma imagem que não tenha má qualidade já está bom...

#5- Post sobre assuntos variados.
Ok, muitos blogs foram criados para estar à volta de apenas um assunto (como este, inicialmente era para ser somente sobre animes mas com o tempo ficou variado), e isso não é bom nem para o blog nem para o dono... Há sempre uma época em que o autor fica sem inspiração e se for de um blog variado há-de sempre haver alguma coisa para postar, nem que procure algo na internet.
Há quem adira a modinhas da bloggosfera, e por toda a gente desistir do seu blog de algo, desista também para ter um outro de goodies e tutoriais, que mais tarde desiste para ter um blog pessoal, e agora não sabe o que postar... Pois, realmente, porque ter um blog pessoal não é para qualquer um... Para começar precisa de ter um gosto variado, uma mente aberta e respeitosa e alguém que queira saber a sua opinião. Não estou a dizer para não postar coisas pessoais, estou só a dizer que se tiver um blog repleto só de coisas pessoiais, não vai a lado nenhum a não ser que seja uma pessoa com muita popularidade... ._.'
Enfim, eu sugiro que tenha um blog de assuntos variados, onde possa sempre encontrar coisas interessantes para falar (Filmes, Animes, Livros, Fotografia, Receitas, Entrevistas, Fanfics, etc...).
Já agora, aconselho também a colocar uma barrinha de pesquisa no seu blog.

#6- Interaja com outros blogs.
Como eu já disse, o segredo é fazer amigos. Se não tem amigos, faça-os! Que tal comentar outros blogs e conhecer os seus donos? Dessa maneira vai ficar feliz com novos amigos e ainda arranjar leitores que se interessam pelas coisas que escreve.  :3
Se não quer interagir com pessoas sentimentalmente, (ou mesmo que queira) pode sempre usar a "Parceria" que é um meio de divulgar o seu blog noutros blogs. Você deve pedir parceria noutro blog, esperar que o dono aceite e colocar o button do outro blog num local visível do seu blog, e o dono do outro blog deve fazer o mesmo com um button do seu blog. Deste modo, um leitor do outro blog, pode vir a descobrir o seu, e assim tornar-se um leitor seu também. ^^

#7- Dê atenção aos seus leitores.
Mesmo que sejam poucos, deve sempre dar atenção aos seus leitores. Isto é, responder aos seus comentários, menciona-los num post ou noutro, pedir a opinião deles, entre outras coisas...
Um autor do blog gosta de saber que vale a pena escrever para ser lido, assim como um leitor gosta de saber que vale a pena comentar/ler.
Enfim, espero que vos tenha ajudado ;)
Não desanime se no princípio o seu blog não tiver muito movimento... É completamente normal. Se for um novato, as pessoas primeiro têm de conhecê-lo, ok? ^^
Boa sorte com os vossos blogs 0/

16 comentários:

  1. Você usa que programa para suas edições?

    ResponderExcluir
  2. Yoo... ;)
    Postar todos os dias é um desafio incrivelmente absurdo para um universitário kkkkkkkkkk. Eu estou me virando para atualizar o meu blog de três em três dias. Mas se as coisas apertarem mais terei que atualizar uma unica vez por semana T.T

    • Realmente postar todos os dias chama mais atenção par ao blog, no primeiro mês de vida do meu blog eu postei todos os dias, e quando eu fui ver, estava com mais de 60 seguidores em apenas um mês.

    • Minha professora de português iria ficar muito orgulhosa, eu era um dos piores alunos de português em minha classe kkkk, mas agora minha escrita está cada vez melhor. Ahh, se eu tivesse criado esse blog mais cedo viu XD

    • Eu apanhei um pouco para conseguir desenvolver um visual legal para meu blog, e consegui... Como eu tenho preguiça de criar um, eu pego skins bem estruturados e transformo em um blog Otaku kkkk.

    • Realmente tem alguns blogueiros que esticam a imagem alem do seu tamanho original, e isso não é legal. Mas estou vendo isso com menos frequência agora, eles estão aprendendo ;)

    • Mais a frente agora, nesse mês de dezembro eu vou postar bem mais do que eu ando postando, e vou ver se trago outros assuntos para meu blog, Vai ser bem legal.

    • Eu tenho tantos blogs a qual eu sigo T-T Uma vez por semana eu pego uma lista e visito um por um, eu sigo quase 200 blogs, e vou terminar de visitar e interagir com os mesmos a noite kkkkkk XD. Mas tem aqueles que eu gosto mais e visito sempre. É importante para você fazer amigos na blogosfera, faz com que blogar fique mais divertido.

    • Eu sempre respondi a cada comentário dos meus leitores, acho isso muito importante... O leitor percebe o seu interesse no que ele escreve nos comentários, e isso acaba fazendo ele voltar uma próxima vez ;)

    Esse seu guia vai ajudar muita gente bunny, como sempre suas postagens são excelentes.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. • Verdade, eu sei mais ao menos o q isso é, pois estou no ultimo ano escolar... ;-;
      Mas nesses casos deve arranjar-se um parceiro bloggeiro q tenha mais tempo e q possa ajudar kkk u-u'

      •Ahhh, eu tenho uma que pensa q é sargento... Ela ainda me ia matar por eu perder tempo com blog em vez de estudar.. ~véiamalcomida~ e-e'

      •Mas não é tão dificil, só é preciso tempo e dedicação (E PACIÊNCIA! Muita paciência ahsuahushaush)

      •Verdade, eu própria fazia isso e so estou procurando tempo livre para arrumar posts antigos~ >-<'

      •Ebaaa, eu espero pra ver *-*)/~

      •VISH 200?! Mal tenho tempo para visitar 20 ;-;
      Isso isso! Também acho! Por isso que eu gosto de fazer amizades por aqui~ Fica tudo muito mais vivo e divertido >-<

      •Também acho, mas muitas vezes quando vou pra contribuir ja é hora de ir prá escola ;-;''

      Obrigada Di-kun! Gostei muito do seu comentario super organizadinho, obrigadaaaa ❤ >-<'

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? ^^
    Gostei das dicas, concordo plenamente com todas principalmente com a parte da boa escrita (pontuação) e a parte estética do blog (que, para mim, é muito importante). Eu publicava quase todos os dias em 2011/2012, haha, mas ultimamente não faço isso porque fico atrapalhada quanto a ideias originais para posts que sejam do interesse geral dos leitores. Quanto a fotos o WeHeartIt é o local perfeito para se encontrar o que deseja, e acho que cada um devia editar (nem que fosse um toque básico) a foto para encaixá-la no tom do blog. No meu caso, as fotos que utilizo tanto na ilustração como no post do meu atual blog são todas da minha autoria.
    Eu concordo com você nessa parte, acho que para ter um blog pessoal precisa ter gostos variados e foi por isso mesmo que eu criei o meu, porque ultimamente tenho aberto mais a minha mente a outras coisas para além de animes e jogos. Mas às vezes fica complicado saber do que falar haha
    Dar atenção é muito importante, digo eu que respondo a todos os comentários e valorizo imenso todos os que comentam e seguem. Interagir com outras blogueiras e os seus blogs é muito importante também!
    Gostei bastante das dicas, certamente serão úteis para as restantes blogueiras *^*

    fume,
    Sleepy Deer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... eu tbm postava sempre antes,mas agora nao tenho tanto tempo....... -q-''
      Sim sim, também acho, cada pessoa tem um toque diferente na edição (só precisa achá-lo) e se cada um editasse ao seu estilo ao menos as imagens que quer usar, todo o blog teria um toque pessoal e criativo, diferente dos demais...

      KKK isso, um blog variado da pra ter sempre mais inspiração neh xD

      Obrigada pelo apoio ❤ ~ :3

      Excluir
  4. Ótimas dicas, Bunny-chan ♥ Adoro essa sua preocupação com os blogueiros iniciantes, acho muita bacana da sua parte e ouso dizer que a blogosfera seria mais linda se todo mundo disse um pouquinho desse amor! <3
    Como blogueira antiga (hahaha), posso dizer que tudo isso é muito verdade, principalmente a atenção com leitores. Blog deve ser sempre amor, apenas *w*

    Ótimo post Bunny-chan <3 beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwn ❤ obrigada Shana-san~ >-<
      ashuahushaus gosto de adotar pessoinhas e de fazer novas amizades, para isso é preciso ter novos postadores, né? kkkk Daí faço os possiveis por uma bloggosfera melhor~ ❤

      Excluir
  5. Yoooo belezura!?
    Realmente começar um blog não é nada fácil, me lembro muito bem de quando o meu era apenas um pequeno blog de fundo de quintal e.e''' (mas eu cresci \o/).
    Enfim, eu geralmente uso o We Heart It para obter imagens, mas atualmente criei um tumblr que se tornou meio que uma pasta online com possíveis imagens para posts XD
    Bem eu não sou tão velha assim na blogosfera, aliás, acho que estou apenas a dois anos, nem sei direito, então eu não conheço a blogosfera ativa e divertida, nem aquela de que ter um cabeçalho bonito era apenas para os top, mas eu realmente fico mais motivada a ler e acompanhar um blog quando ele possui um bom lay e organização.
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou fazer 4 anos que ando por aqui kkkkk
      Era tudo tao legal... Nao é q agora seja ruim mas antes era melhor ;-;
      Verdade kkk concordo, sou da mesma opinião~

      Excluir
  6. Antes de tudo, desculpa pela ausência :)

    Nunca me canso de ler dicas para blogs, mesmo quando eu já as cumpro ou me esforço por isso. A mais significativa é realmente a que diz para postar todos os dias. Só quando comecei a fazê-lo, mesmo já tendo bastantes posts para trás, subiram as visualizações, os seguidores e isso tudo. Agora que ando a estudar imenso não consigo tempo para isso, uma vez por semana já é muito bom, mas dá-me pena, até porque tenho montes de coisas que gostaria de partilhar com os leitores - sim, eu considero-me uma fonte inesgotável de ideias, porque o meu blog é precisamente de assuntos variados - e estou ansiosa pelas férias para tentar voltar à antiga rotina. E adoro criar um layout decente. É divertido, gosto de criar os meus próprios efeitos e de ouvir os comentários elogiosos das pessoas >.<

    Enfim, bom post, realmente tudo isso é relevante. Acabei de ler no comentário anterior... 4 anos?! Eu ainda nem fiz 3!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tudo bem, nao posso julgar porque também tenho estado bastante ausente x_x
      Isso mesmo, a de postar todos os dias abre portas e curiosidade aos leitores :)
      Ai como me compreendes bem ;-;'
      Os teus lays são sempre tao lindos *-*

      Hahaha pois é... dia 1 de Janeiro vou fazer 4 anos de bloggeira :3

      Excluir
  7. Ameii suas dicas One-chan *-*
    É sempre bom dar dicas desse gênero para outros blogueiros, ainda mais para quem está começando na blogosfera, infelizmente na parte de visitar outros blogs eu ainda não sou muito boa (é o tempo mesmo que não deixa) mas eu ainda vou mudar isso e tirar um tempinho quem sabe fazer igual o Diego-kun e tirar um dia só pra isso hihi.
    Na minha opinião você está certa em tudo seguindo essas dicas não da para errar em nada. ^^
    Bjinhos :**

    Anime Shoujo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn obrigada onee >-<
      É, eu tbm ja fui mais assídua nessa parte hehe.. ^^'
      Issooo 0/

      Excluir
  8. Oi~
    Realmente, essas dicas são beeeeem pertinentes. Vou comentar tudo porque sou dessas!

    1. Postar todos os dias seria bom, mas é quase impossível para a maioria das pessoas. O importante é não passar semanas sem publicar algo e depois reaparecer querendo que todos os seus leitores tenham se mantido fiéis =_=

    2. Não suporto ler texto de gente que não sabe falar a própria língua. hue

    3. Não sou nenhuma webdesigner, mas tenho olhos e sei o que incomoda os meus... Excesso de informação e efeitos no layout podem expulsar alguém de um blog. Um exemplo são aqueles blogs claros com letras cinza-claro, escuros com letras cinza-escuro ou fonte pequena... A própria pessoa se sabota ao não deixar os leitores compreenderem seu conteúdo.

    4. Imagem pixelada é bem ruim. Às vezes, o texto é bom, mas a imagem estraga tudo... Imagem grande demais, que não cabe no post, também não é legal.

    5. Acho que depende da proposta do blog. Se a intenção da blogueira é ter um blog de tutoriais de HTML, o público não vai se interessar se, de repente, ela postar uma receita de bolo de limão... Mas se for pessoal ou pseudo-pessoal, fica chato ficar lendo apenas sobre a vida do ser se não for muito interessante ou o blogueiro não escrever de forma que a faz parecer interessante. hahaha

    6. A melhor parte! Fazer amigos na blogosfera faz aquele ditos posts sobre a vida alheia parecerem mais interessantes, afinal, é a vida dos seus amigos lol E parceria = amor eterno, risos.

    7. Sim, isso é muito importante. Acho bem chato quando vejo comentários de gente que obviamente leu o post e escreveu um texto pro blogueiro, mas ele não deu a mínima... É claro que as respostas/visita de agradecimento podem demorar dependendo da popularidade do blog ou da vida do dito blogueiro, mas... é bom quando ela acontece em algum momento.

    UFA USDHFKUHASUDHIUDS ME EMPOLGUEI
    É porque amei o post sjdhjkashkd
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ashuahsuhausahus
      Força 0/
      Respondo a todas tbm u-u'

      1- Verdade kkk, por isso é que eu disse, pelo menos nos primeiros 6 meses, eu fui postando todos os dias até quando tive tempo, agora quase nao tenho e tento postar pelo menos uma vez por semana.. é triste ;-;

      2- Concordo plenamente!

      3- Isso mesmo, há pessoas que dizem "o blog é meu, eu faço o que quiser com ele..." pois bem.. mas depois não venha reclamar que não tem leitores -q-'

      4- Quanto ao tamanho não digo nada porque eu gosto de ver blogs com designs diferentes e num design o blog pode ter a área das postagens larga e postar imagens largas, e noutro design mais tarde a área de postagens ser mais pequena e isso estraga as imagens de posts anteriores que eu gosto de rever, mas a culpa nem é do autor... ele só evoluiu neh :/
      Mesmo assim eu tento nao estragar o meu mesmo com as larguras :3

      5- Isso mesmo.. O jeito é nao seguir modinhas e escolher uma coisa q seja interessante para o autor.

      6- Ashuahushaus isso mesmo, daí é que vem o espírito de postar mais e mais xD

      7- Sim sim, isso isso ^^

      Eba obrigada, quanto tempo nao recebia um comentario bom desses ahsuahushau >-<

      Excluir

Se queres comentar:
☾ Nada de palavras indecentes!
☾ Se eu te conhecer, no comentário anónimo podes assinar no fim, por favor?^^
☾ Se quiseres falar comigo no msn podes adicionar:
bunnytsukino5@hotmail.com
☾ Diverte-te e comenta sempre que quiseres!

©